Aplicação correta das Válvulas nas Indústrias

By | 04:46 Leave a Comment
As válvulas dentro de um processo industrial podem representar até 15% de toda a instalação. Esta porcentagem pode ficar ainda mais elevada se a válvula do tipo e tamanho corretos não for especificada.


Afinal o rendimento de uma bomba, ou de algum outro equipamento, que tenha que operar em conjunto com uma válvula, podem ser seriamente reduzidos pela falta de conhecimento sobre esses 
acessórios. Muitas vezes onde se aplica um determinado tipo de válvula, nem sempre um outro pode ser aplicado.

Se a válvula for selecionada somente pela bitola da tubulação, independente de se escolher o modelo correto para a aplicação, pode resultar numa válvula subdimensionada, causando uma redução na eficiência do processo; por outro lado se estiver superdimensionada pode haver gastos desnecessários com instalação e manutenção. Por exemplo, onde se aplica uma válvula gaveta para bloqueio, se fosse aplicada uma válvula do tipo globo, esta deveria ser até três vezes maior para permitir a mesma quantidade de fluido permitida pela válvula gaveta.

O dimensionamento correto pode ser feito através de cálculos específicos de acordo com o estado físico do fluido, se líquido ou gasoso.

Com isto pode ser selecionada a válvula correta quanto à bitola, materiais corretos quanto a resistência à corrosão de acordo com o fluido e minimizar o ruído e a possibilidade de cavitação com a aplicação de internos apropriados.

Dentro de uma indústria química, farmacêutica, petroquímica, papel e celulose, siderúrgica, etc, as válvulas podem ser divididas em três segmentos a saber: industriais, segurança e controle.

Industriais: a maioria normalmente são válvulas de acionamento manual e os principais tipos são: gaveta, globo, retenção (acionamento pelo próprio fluido de processo), guilhotina, diafragma, mangote, esfera, borboleta e macho;

De segurança: válvulas de segurança e/ou alívio carregadas com mola e piloto operadas e também são acionadas pela própria ação do fluido e utilizadas em equipamentos sujeitos a pressões superiores a pressão atmosférica;

Válvulas automáticas de controle: são válvulas interligadas a uma malha de controle e acionadas em resposta a um comando que pode ser pneumático, elétrico ou eletropneumático, através de sensores e controladores automáticos. elas aumentam ou reduzem a taxa de fluxo dentro de um processo controlando pressão, temperatura, Ph, nível, etc.

Elas não dependem da experiência de um operador como acontece com as válvulas industriais. Estas válvulas (as automáticas de controle) podem ser dos tipos globo sede simples ou sede dupla, globo gaiola, globo três vias, esfera segmentada, obturador excêntrico, dessuperaquecedores de vapor, etc.

O conhecimento das diferenças entre essas válvulas vem auxiliar o usuário na especificação e seleção da válvula correta para uma determinada aplicação. Nem todas podem operar com a mesma pressão e temperatura.

Entre os diversos tipos de válvulas existentes no mercado o usuário pode perceber que não existe uma única válvula que seja ideal para todas as aplicações, porém, que existe sempre uma válvula melhor para cada aplicação.

O sucesso ou fracasso de uma planta industrial depende também da correta seleção destas válvulas. 

Os problemas com válvulas durante a operação de um processo são muitas vezes mais caros do que o custo de se escolher a válvula correta logo na primeira vez. Elas envolvem custos, porém, quando são selecionadas corretamente, fornecem benefícios.

Maiores detalhes quanto aos principais tipos de válvulas utilizados dentro de um processo industrial, o funcionamento, as características construtivas, sua seleção e especificação corretas, cálculos para o dimensionamento do tamanho correto de acordo com a aplicação, além das principais normas e padrões de construção, podem ser vistos no livro “Válvulas: Industriais, Segurança e Controle” de Artur Cardozo Mathias, lançado pela Artliber Editora (www.artliber.com.br).

Fonte: InfoEscola


Acesse os nossos sites para conhecer nossos produtos:

www.bongas.com.br - Válvulas Manuais
www.bongasautomacao.com.br - Automatizadas

E-mail: contato@bongas.com.br
Telefone: (11) 3093-3967
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: