Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Forma sua Primeira Turma

By | 06:28 Leave a Comment
Após nove meses, 24 profissionais de 13 empresas da Bahia, Sergipe, Espírito Santo e Rio de Janeiro concluíram a primeira turma do Programa de Desenvolvimento de Fornecedores da Engenharia (PDFE). A cerimônia de entrega dos certificados aconteceu na noite da última quinta-feira (21), em Salvador, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), com as presenças do coordenador executivo do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp), Paulo Alonso, e da gerente executiva de Engenharia, Tecnologia e Materiais da Petrobras, Renata Baruzzi. O Programa foi idealizado pela Petrobras para aprimorar a gestão em Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) das empresas que fazem parte do Cadastro de Fornecedores da Companhia. 

A qualificação ocorreu por meio de workshops realizados quinzenalmente, no Sesi-BA. Os cursos foram coordenados pelo Prominp e tiveram o Sesi como instituição de ensino responsável pela execução das aulas. Além de disponibilizar seus consultores para a realização das oficinas, a instituição de ensino ofereceu tutorias presenciais, com o objetivo de auxiliar as empresas na adequação às normas ISSO 14001 e OHSAS 18.001, referências dos critérios de SMS exigidos pela Petrobras. “Queremos parabenizar as empresas que acreditaram no projeto do PDFE. Há um tempo fizemos uma análise sobre o porquê de muitas empresas não estarem aptas a participar das nossas licitações e o quesito SMS era apontado como uma deficiência. Com esta iniciativa queremos contribuir para aumentar a nossa competitividade e esta qualificação é um passo importante”, explicou a gerente executiva de Engenharia, Tecnologia e Materiais da Petrobras, Renata Baruzzi. 

Os resultados superaram as expectativas, com melhoria nas notas no quesito SMS em mais de 90%, demonstrando que as empresas participantes conseguiram aprimorar seus sistemas de gestão, dando-lhes maior possibilidade de participação nos processos de licitação da Petrobras. Pelo lado da Companhia, houve melhora qualitativa no seu cadastro de fornecedores e crescimento do número de empresas adequadas aos seus padrões de contratação. “Como a falta de qualificação em SMS na cadeia de fornecedores de petróleo e gás é um problema contínuo, pretendemos replicar esta primeira experiência na Bahia em outros estados. A Petrobras pretende qualificar seus fornecedores, permitindo que eles alcancem a classe mundial. Assim serão capazes de ter alta competitividade no Brasil e em outros países”, afirmou o coordenador executivo do Prominp, Paulo Alonso. 

Critérios de participação 

Foram convidadas a participar do Programa as empresas pertencentes ao Cadastro de Fornecedores da Petrobras (Petronect), avaliadas com boas notas técnicas, porém com notas no quesito SMS abaixo dos padrões exigidos pela Petrobras. 

A escolha dos estados onde os cursos são executados foi determinada pela maior incidência local de empresas que atendiam a esse critério de avaliação. Deste modo, foram priorizadas turmas nos estados da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Entretanto, não foi vetada a participação de empresas localizadas em outros estados do País. 

Para participar dessa capacitação oferecida pelo Prominp, as empresas convidadas passaram por três avaliações presenciais de SMS pela Petrobras e garantiram a adequação da empresa às normas ISO 14001 e OHSAS 18001. As empresas participantes foram: AF Engenharia LTDA, AMG Engenharia LTDA, AP Consultoria e Projetos LTDA, BNG Metalmecanica, Construtora Lucaia LTDA, CPL Construtora LTDA, Ebrae – Empresa Brasileira de Engenharia LTDA, Lomater Locações e Serviços LTDA, Padrão Engenharia e Montagens LTDA, Pelir Engenharia LTDA, Setel Serviços de Terraplenagem e Empreendimentos LTDA, Terrabras Terraplenagens do Brasil SA e Minercon Mineração e Construções SA.
Fonte: Guia Oil & Gas / Agência Petrobras
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: