Rio Gas Forum Vai Debater Exloração de Gás Não Convencional no Brasil

By | 04:27 Leave a Comment

Qual o objetivo do Rio Gas Forum?
Este é um momento crucial para o setor de energia brasileiro. Além das novas rodadas de licitação que estão previstas, o futuro do gás no Brasil está numa fase de desenvolvimento importante. Então o Rio Gas Forum é uma plataforma para a Petrobrás se reunir com clientes e parceiros do setor de gás e energia do Cone Sul, e descobrir oportunidades para colaboração e projetos futuros. O Brasil tem muitas opções nessa área, incluindo a continuação da importação do gás boliviano, a utilização do gás produzido nos campos do pré-sal, o desenvolvimento do gás natural e não convencional em terra, ou até o aumento da capacidade de trazer GNL de outras partes do mundo. O Forum vai examinar todas essas alternativas e tentar apontar a melhor estratégia de longo prazo para o país.

Qual é a relevância do Brasil no mercado de gás internacional?
Além do legado de importação da Bolívia, o Brasil também tem importado gás há alguns anos através de seus terminais de GNL em Pecém (CE) e na Baía de Guanabara (RJ). Fora isso, a Petrobrás é um player de grande relevância no mercado global de GNL por suas atividades comerciais, e, dependendo do que acontecer com os recursos do pré-sal, uma opção para o Brasil é a exportação do gás para outros países do Cone Sul.
Outro ponto interessante, fora do downstream, é a previsão que se tem feito sobre o crescimento do setor de fertilizantes brasileiro, que deve passar por um momento de expansão para reduzir as importações e pode gerar uma grande oportunidade para muitas empresas da área.
Que tipo de política pode ser implementada para fomentar o setor?
As próximas rodadas de licitação de blocos exploratórios voltadas para o shale gas, que serão discutidas pela ANP durante o Rio Gas Forum, vão revelar novas oportunidades para os operadores existentes e para novos investidores do mercado.
O evento pretende abordar questões relativas ao gás não convencional?
Nós vimos a revolução do shale gas transformar o mercado de energia nos Estados Unidos. Apenas alguns anos atrás, ninguém teria imaginado que os EUA pudessem se tornar um exportador de energia. O Brasil tem recursos muito ricos de shale gas e já há atividades de exploração na Bacia de São Francisco. O desafio do país será levar estes recursos aos mercados com preços comerciais, então esse será um elemento muito interessante a ser discutido.
Quais os maiores entraves no Brasil ao crescimento do setor de gás?
A previsão hoje é que o mercado de gás brasileiro cresça cerca de 10% ao ano até 2020. Para alcançar essa meta, serão necessários muitos avanços em termos de infraestrutura, incluindo o aumento da capacidade de transporte dutoviário e estruturas para armazenamento onshore. Outro desafio é a competição com outras fontes de energia. Enquanto a maior parte da matriz energética brasileira hoje é formada por hidrelétricas, que dependem das chuvas, o país tem crescido muito rapidamente e demandará outras formas de geração de energia. O gás é uma fonte bem aceita, abundante e tem um preço razoável, então está em boa posição para preencher a lacuna da matriz do Brasil.
Quais planos referentes à distribuição de gás pelo território brasileiro devem ser debatidos no encontro?
A diretora do departamento de gás do Ministério de Minas e Energia, Symone Araújo, vai dar detalhes do Plano de Expansão da Malha de Transporte Dutoviário (Pemat) durante o Forum.

Quais as expectativas da organização com o evento?
A CWC pretende receber executivos de várias partes do mundo e novos investidores do setor de gás no Forum deste ano. O evento vai permitir que novos e antigos representantes do setor entendam mais profundamente a dinâmica do mercado brasileiro e encontrem novas oportunidades. Como sempre, nossos amigos da Petrobrás estarão presentes em busca de conhecer novas oportunidades de colaboração. As próximas rodadas de licitação vão despertar o interesse de muitos investidores e esperamos que a ANP responda algumas questões das delegações internacionais.
A programação contará com apresentações de representantes da Shell, da HRT, da MPX, da Odebrecht, da OGX, do Ministério de Minas e Energia, do governo de Minas Gerais e muitos outros. Com isso, o Forum deverá ser tanto uma boa fonte de informação quanto uma excelente oportunidade de negócios. Esperamos que o evento continue a ser o encontro mais importante para os executivos-sênior da indústria e que tenha um papel vital no desenvolvimento do mercado de gás brasileiro.

Fonte: Petronotícias.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: